topo
linha2

Fotogaleria

 
» Home » Crónicas e Artigos » Liduino Borba »“Saudades da Nossa Terra” – 50 Anos
de Rádio na Califórnia

 

“Saudades da Nossa Terra” – 50 Anos de Rádio na Califórnia

Quando em 2008 publiquei o livro “História de São Mateus”, tinha tratado, na página 393, (5.2.13) a Quinta da Terra do Pão ou dos Cantos. Em princípios de 2010, investiguei, com a ajuda do Dr. José Elmiro Rocha e Dr. Jorge Forjaz, o povoamento de São Mateus e encontrei documentos, dos séculos XV e XVI, que fazem a ligação de Pedro Anes do Canto com a Quinta dessa família.
Nesse mesmo ano de 2010, enviei a Miguel do Canto e Castro o referido livro, que me agradeceu e gostou de saber da ligação da sua família com a Quinta, facto que desconhecia.

Liduino Borba com Miguel Canto e Castro

Em Setembro, visitei os Estados Unidos da América, e pelo volante do meu amigo Euclides Álvares cheguei a Los Banos, Califórnia, onde pude abraçar pela primeira vez o amigo Miguel Canto e Castro. De seguida, almoçamos todos, antes de partir para a cidade de Hilmar, ali perto, onde fui apresentar os meus livros.

Miguel Amarante do Canto e Castro nasceu no Cais do Pico, Açores, a 14 de Novembro de 1931, poucos meses lhe faltando para completar a bonita idade de 80 anos. É filho de Francisco do Canto e Castro e de Josefina Amarante Freitas de Canto e Castro.

Entre 1937 e 47, frequentou a Escola Primário e o Liceu da Horta, completando três anos deste último, até que a emigração o levou a terras da Califórnia.

Já nas terras do Tio Sam, frequentou e terminou os seus estudos na Escola “San José High School”, em São José. Nesse período, 1948-51, colaborou com os pais no programa radiofónico “Da Nossa Terra”, e também apresentou o programa “Os Irmãos Castro”, nas rádios KEEN e KLOK.

A Força Aérea dos Estados Unidos foi a sua ocupação, entre 1951-55, como interprete e tradutor, na capacidade de especialista de línguas com a Foreigh Training Unit.

O Bank Of América abriu-lhe as portas como Vault Teller e outros serviços, para além de lhe proporcionar um curso de Lei Comercial no Merced College. Como muitos dos nossos emigrantes, a venda de automóveis novos e usados também tocou a Miguel, chegando assim ao ano de 1973.

De 1973 a 1998, foi Notário Público do Estado da Califórnia, registado no Consulado de Portugal em São Francisco, para poder exercer a profissão. Trabalhou ainda para a centenária União Portuguesa do Estado da Califórnia (UPEC), como vendedor de seguros, diretor de relações públicas para as regiões centro e sul da Califórnia e angariador de novos membros.

Em 1977, recebeu as credenciais do Califórnia Community College para ensinar português, e, em 1989, as de inglês.

Miguel Canto e Castro

O programa radiofónico “Saudades da Nossa Terra”, iniciado em 1961 por Miguel do Canto e Castro está a comemorar 50 anos de vida. Primeiro, entre 1961 e 2001, emitido pela emissora KLBS, de Los Banos, e, presentemente, pela KIGS, de Hanford, anima os ouvintes de 23 Condados da Califórnia, via hertziana em 620 AM Stereo, e os de todo o mundo, via internet em www.kigs.com, entre as 8 e 10 horas locais, mais 7 horas na Terceira.

Muitas vezes tenho a internet ligada na Segunda Mão, e, entre os dois programas do Ildeberto Rocha, “Ondas do Atlântico”, oiço o “Velho Miguel Canto e Castro”, como ele se intitula, com as suas “Saudades da Nossa Terra”. Muitos dos nossos clientes questionam-nos qual a rádio que estamos a ouvir “porque consola a ouvir música portuguesa”. É verdade, temos de ouvir rádios da emigração para ouvirmos música só com a língua de Camões.

Força Miguel.

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

 

Voltar para Crónicas e Artigos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007